Explore as características e as possibilidades ilimitadas deste material versátil, inovador, duradouro e sustentável
Considere a importância do vidro: é permitido aos astronautas ver o mundo, aos cientistas descobrir a própria essência da vida, e aos fotógrafos capturar a história para as gerações futuras.
Poucos materiais são tão significativos quanto o vidro. Contorna edifícios e forma interiores; isola casas; e oferece proteção aos ocupantes dos carros, ônibus e trens.
O vidro permite entrar a luz que realmente ilumina o mundo.
Começando com areia como matéria-prima, o vidro passa por uma série de processos industriais antes de terminar como uma grande variedade de produtos acabados.
O processo de float agora é usado quase universalmente para a produção de vidro. Nesta tecnologia, o vidro fundido flutua (por isso “float”) sobre um banho de estanho fundido. O vidro plano produzido dessa maneira é vendido em chapas grandes para transformação em vários outros produtos
As matérias-primas – principalmente areia, soda, calcário e dolomita – são mantidas em diferentes silos. Após serem pesadas separadamente, elas são misturadas e transportadas aos funis de carregamento junto com o caco (vidro de sucata triturado). Todas essas operações são totalmente automatizadas.
As matérias-primas são fundidas no forno a uma temperatura de cerca 1.550°C, produzida por potentes queimadores de óleo combustível e/ou gás. À medida que derrete, a mistura vitrifica e flui lentamente dentro do forno, passando por um processo conhecido como “refinação”. Durante esse processo, o vidro fundido é mantido em alta temperatura por várias horas, permitindo que as bolhas de ar escapem e o produto final seja um vidro homogêneo.
Quando sai do forno, o vidro fundido é derramado sobre um banho de estanho líquido, material que não se mistura com a matéria prima do vidro, e por ficar flutuando sobre esta piscina, forma uma folha plana de vidro. De uma extremidade à outra, a temperatura do vidro e do estanho diminui gradualmente de 1.100°C para 600°C. Os rolos superiores de ambos os lados puxam o vidro mecanicamente para fornecer a espessura e a largura necessárias.
O vidro emerge do banho de estanho na forma de uma folha contínua, sendo conduzido por um transportador de rolos ao resfriamento. Aqui, o vidro é gradativamente resfriado de forma controlada, a fim de garantir um nivelamento perfeito das tensões. O vidro sai do resfriamento quase que com temperatura ambiente, pronto para o corte.
Após o resfriamento, a folha de vidro é inspecionada por um sistema de laser óptico, cortada automaticamente em chapas com medidas pré-determinadas, que recebem um pó separador. Sem nenhuma intervenção humana, essas folhas são classificadas em pedidos, de acordo com as dimensões e nível de qualidade exigido pela finalidade de aplicação. Enfim, são colocadas em cavaletes por empilhadeiras automáticas, prontas para armazenagem e envio.
As chapas de vidro são armazenadas em cavaletes e movimentadas por empilhadeiras automáticas. Para o carregamento dos pedidos, são utilizados equipamentos especiais e/ou ponte rolantes, que colocam os vidros em diversos tipos de caminhões, que transportarão o material até o cliente. Em todo o processo de transporte, é fundamental cuidados extremos com segurança, para preservação da integridade física das pessoas.
Durante todo o processo de fabricação float são realizados diversos ensaios de qualidade para garantir que o produto final esteja de acordo com as normas vigentes. Os testes feitos por equipamentos instalados na linha de produção são chamados de “On-line”, e aqueles promovidos na parte final do processo, por técnicos de qualidade, são nomeados “Off-line”. Estes ensaios visam analisar itens como distorção ótica, defeitos pontuais, perfil de espessura e dimensões da chapa.
Confira ao lado o vídeo sobre processo o controle de qualidade do Float!
O vidro para construção civil é um material em constante evolução e que atende as mais variadas demandas do mercado e da sociedade. Com uma gama ampla de tipos de produtos, as possibilidades de aplicações são quase ilimitadas.
Vidro é sinônimo de máxima versatilidade! Muito além da transparência, o vidro possui muitas outras propriedades que podem ser combinadas para torná-lo um material verdadeiramente multifuncional.