Vidros temperados: A importância desse tipo de vidro em projetos de fachadas!

Quando o assunto é “fachadas de vidro”, a escolha adequada do modelo e tipo de material a ser utilizado é um fator fundamental, seja para a segurança e durabilidade, seja também para a questão estética do projeto.

Afinal, não é qualquer tipo de vidro que se pode aplicar a uma fachada, independentemente do tamanho e estrutura da construção.

E nesse sentido, o vidro temperado desempenha um papel essencial em fachadas devido à sua alta resistência e durabilidade, conforme estipulado pela Norma Brasileira Regulamentadora NBR 7199 – Vidros na construção civil.

Confira este artigo até o final para entender melhor os diferenciais do material, como ele é produzido. Boa leitura!

O que é um vidro temperado?

O vidro temperado é até cinco vezes mais resistente a choques térmicos do que o vidro comum.

Para ganhar essa resistência, o vidro é submetido ao processo de têmpera, que é o aquecimento, uniforme e controlado, dentro de um forno a temperaturas entre 600°C a 700°C, seguido de um resfriamento brusco através de jatos de ar, dando a superfície externa do vidro temperado uma maior dureza e comprimindo a região interna, que se resfriou mais lentamente e é, exatamente essa tensão de compressão entre a superfície externa e interna do vidro temperado, a responsável por mais resistência mecânica e térmica deste produto.

Quais as vantagens do vidro temperado?

Com toda essa resistência, o uso de vidro temperado em fachadas oferece inúmeros benefícios para ambientes corporativos e residenciais.

E para exemplificar melhor essas vantagens, destacamos alguns pontos a seguir:

Alta resistência: Como o processo de têmpera aumenta a resistência do vidro, ele é capaz de suportar melhor os impactos e as variações térmicas.
Segurança em caso de quebra: Em caso de quebra, o vidro temperado se fragmenta em pedaços pequenos e não pontiagudos, minimizando o risco de cortes e acidentes graves.
Estética e versatilidade: O processo de têmpera pode ser realizado em diversos tipos de vidro, como por exemplo o vidro de controle solar. Isso permite aproveitar os benefícios do vidro de controle solar, como conforto térmico, variedade de cores, etc, combinados com segurança e resistência do vidro temperado.
Durabilidade e baixa manutenção: Por ser mais resistente a arranhões e ao desgaste natural, o vidro temperado é mais durável e exige menos manutenção ao longo do tempo.

Aplicação de vidros temperados em fachadas

De acordo com a norma NBR 7199, o vidro temperado pode ser aplicado em fachadas de forma autoportante no pavimento térreo, com desnível MENOR que 1,5 m ou totalmente plano. Em situações onde o vidro ultrapasse 1,1 metros recomenda-se que o vidro temperado seja encaixilhado para garantir maior segurança. Caso haja projeção do vidro fora da face da fachada ou da aba de proteção, esta não deve ultrapassar 250 mm, conforme as diretrizes da norma.

E se você quer saber mais sobre vidros de fachadas, não hesite em consultar nossos especialistas.