AGC apresenta Planibel Easy Covid: o vidro que inativa o vírus da Covid-19 37,5% mais rápido do que superfícies similares

O produto é indicado para aplicações em ambientes externos e elimina o vírus através de tecnologia ativada pela luz do dia

Guaratinguetá, dezembro de 2021 – O Grupo AGC, líder global na produção de vidro plano, em sua busca contínua por soluções para proteger a saúde e o bem-estar das pessoas e preservar a sociedade, apresenta a sua contribuição e tem boas notícias para compartilhar sobre o vidro revestido que ajuda a proteger contra a contaminação pela Covid-19.

Testado e certificado de forma independente, o Planibel Easy é um vidro com coating (revestimento metálico na superfície), que já era conhecido pelas propriedades autolimpantes. Foi agora demonstrado que, quando a luz do dia ativa o revestimento, também acelera a destruição das partículas SARS-CoV-2 (o vírus responsável pela Covid-19) em sua superfície. O tempo necessário para inativar 90% das partículas virais SARS-CoV-2 é 37,5% menor para o Planibel Easy quando exposto à luz do dia do que para o Float (vidro comum) ou acrílico. Isso significa que o uso do produto reduz muito o risco de transmissão viral no contato das pessoas com as superfícies. Por isso, a companhia está relançando o produto com novo nome – Planibel Easy Covid – e apresentando a sua nova funcionalidade.

Testado e verificado por universidades e laboratórios
Um estudo publicado no Coatings Journal, com o suporte da AGC, foi feito em diferentes materiais que vão desde produtos metálicos a vidro Float, acrílico e vidro revestido (Planibel Easy). O resultado mostra o tempo necessário para que o número de partículas virais infecciosas TCID50 (2) diminua e demonstra que as partículas virais SARS-CoV-2 permanecem ativas por um tempo mais curto no vidro revestido Planibel Easy previamente exposto à luz do dia (efeito fotocatalítico).

O estudo foi realizado em um ambiente experimental que imitou as condições da vida real, sob a responsabilidade do Prof. Muylkens, da Universidade de Namur (Bélgica), e confirmado pelo Prof. Lucet, Dr. Visseaux e Dr. Jérémie Guedj, do INSERM/Assistance Publique-Hôpitaux de Paris (França). O estudo usou partículas virais reais de SARS-CoV-2 humanas na mesma concentração que a carga viral real observada em uma parcela de pacientes infectados com Covid-19.

Veja na tabela abaixo os principais resultados obtidos:

Material Média de tempo das partículas ativas do vírus (horas) Tempo para redução de 90% das partículas virais da superfície  (horas)
Planibel Easy exposto à luz do dia 4,1 13,5
Float (vidro comum) e acrílico 6,9 21,6
Aço inoxidável 3,5 11,9
Alumínio 2,3 7,3

 

Gotículas respiratórias e aerossóis contaminados com partículas virais SARS-CoV-2 representam um risco de transmissão indireta de Covid-19. Gotículas infecciosas nas superfícies têm sua contaminação viral diminuída com o tempo, dependendo do tipo de material e da temperatura. Os resultados mostram que o Planibel Easy Covid é a melhor alternativa para a eliminação do vírus quando se trata de produtos transparentes e translúcidos para espaços externos.

Isso torna o Planibel Easy Covid a escolha adequada para janelas, divisórias, portas e uma ampla variedade de superfícies compartilhadas ou frequentemente tocadas, por exemplo, em edifícios comerciais e públicos, transportes públicos, hospitais, escolas, instalações esportivas, instalações de lazer e indústria da hospitalidade, entre outros.

Ao divulgar os primeiros resultados desta pesquisa sobre um produto existente, a AGC permite que os processadores de vidro ofereçam soluções para avançar juntos em direção a um futuro melhor e mais seguro.

O Planibel Easy Covid pode ser combinado em vidros laminados com outros produtos AGC, como vidro de controle solar, vidro low-e, vidros coloridos, vidro extraclaro, entre outras opções. Resistente à corrosão e danos químicos, o Planibel Easy Covid pode ser entregue nas formas temperada, laminada, curvada e até mesmo em vidros duplos ou triplos isolantes. Desde que o vidro seja exposto à luz do dia e/ou UV (A), existem inúmeras possibilidades para tornar o seu espaço um local mais seguro.

No Brasil, o produto está disponível sob consulta para clientes AGC. Para saber mais, acesse a página do Planibel Easy Covid. 

Com essa novidade, o Grupo AGC confirma o seu compromisso com saúde e segurança e traz uma contribuição socialmente responsável para a nossa sociedade, tornando a vida das pessoas melhor a cada dia ao redor do mundo.

Contato

Informamos que a AGC Vidros do Brasil não recebe currículos via e-mail, somente através de cadastros realizados na página Trabalhe Conosco . Caso o contato seja sobre outro tema, basta preencher este campo. Agradecemos o contato!


Estrada municipal Doutor Jaime Eduardo Ribeiro Pereira, 500 – Jardim Vista Alegre, Guaratinguetá – SP, 12523-671

+55 12 3127-7100