AGC comemora 10 anos no Brasil com uma trajetória de crescimento exponencial e consolidação no mercado

 

O mês de abril marca o aniversário de 10 anos de presença da multinacional japonesa em solos brasileiros

2011 – Evento de anúncio oficial de investimentos no Brasil

Guaratinguetá, abril de 2021 – Em abril de 2011, tinha início a história da primeira subsidiária do Grupo AGC na América do Sul com o anúncio formal de seus investimentos no Brasil. Logo em seguida, os primeiros colaboradores eram contratados, profissionais da AGC de diversos lugares do mundo chegavam ao país para desenvolver o projeto e, no mercado vidreiro, surgiam muitas expectativas para a vinda de uma companhia líder global e para a construção de um novo forno Float.

Hoje, após 10 anos, com diversas iniciativas de expansão dos negócios realizadas e mais de 1.8 bilhão de reais investidos no país, a empresa se consolidou no mercado brasileiro como a segunda maior fabricante de vidro plano do país, atendendo aos mercados de Construção Civil e Indústria, bem como o setor Automotivo e vem fortalecendo as operações comerciais da sua divisão de Química.

O local escolhido para o início dessa trajetória foi Guaratinguetá, cidade do interior do Estado de São Paulo, na região do Vale do Paraíba. Instalada em um terreno de mais de 700 mil m², às margens da Rodovia Presidente Dutra, a fábrica foi inaugurada em 2013, com um forno Float em operação e capacidade produtiva de 600 toneladas de vidro plano por dia, uma planta de vidro automotivo com capacidade de produção para atender mais de 500 mil veículos/ano e uma linha de espelhação.

Mas esse número logo foi ampliado com o projeto de expansão e construção do segundo forno, iniciado em 2016 e finalizado em 2019, o que permitiu um aumento de 140% da capacidade produtiva da empresa, assim como a ampliação da produção de vidro automotivo e a adição de uma linha de vidros especiais.

Atualmente, o complexo fabril produz 1.450 toneladas diárias de vidro plano fabricadas em dois fornos Float, possui linhas de produção de espelho/vidro pintado e coater (vidro refletivo), além de uma extensa e moderna planta de vidro automotivo. A empresa também possui duas subsidiárias em outras cidades, sendo unidades de agregação de valor de vidro automotivo, em Betim-MG e Piracicaba-SP.

A AGC Vidros do Brasil é uma das maiores empregadoras do Vale do Paraíba, com cerca de 1.000 colaboradores diretos e mais do que o dobro de indiretos em sua cadeia. “Nos orgulhamos da história que estamos construindo. Desde o início, o nosso objetivo foi o de crescer com o Brasil e com os brasileiros. E, mesmo em momentos desafiadores, como este que estamos vivendo, a AGC reforça o seu compromisso com o país, buscando contribuir para a economia local e nacional, mantendo a segurança em suas instalações e apoiando as iniciativas sociais e de saúde para o combate à Pandemia de Covid-19 nas cidades ao entorno”, enfatiza o Diretor-Presidente e Diretor-Geral de Finanças e de Suporte ao Negócio para América do Sul, Fábio Oliveira.

Negócios

No segmento de Vidro para Construção Civil e Indústria, são oferecidos vidros residenciais e comerciais, além de vidros para decoração, movelaria e linha branca (fogões, geladeiras e fornos). “Ao longo desses anos, reunimos uma base sólida de clientes. São mais de 300 parceiros em todo o país e América do Sul, que construíram conosco uma relação de confiança, resultado da nossa busca constante por excelência operacional e de serviços”, comenta o Diretor-Geral da Divisão de Vidros para Construção Civil e Indústria para América do Sul, Isidoro Lopes.
A AGC conta com um portfólio amplo, que inclui desde variadas opções de Float (vidro de base), com diferentes cores e espessuras, até a mais completa linha de vidros especiais, para projetos de design de interiores, arquitetura, fachadas e aplicações industriais. “O Brasil tem grande potencial para aumento do consumo de vidro e das possibilidades de aplicação desse material. Trabalhar para o crescimento do mercado nacional, principalmente no que se refere ao uso de vidros de valor agregado, é uma forma de contribuir para o fortalecimento de toda a cadeia vidreira, e é exatamente esse que vem sendo o objetivo da AGC Brasil nesta última década”, complementa o Diretor Isidoro Lopes.

A Divisão Automotiva da AGC Brasil atende às principais montadoras do país, fornecendo vidros laterais, para-brisas e vidros traseiros. A companhia também oferece peças para o mercado de reposição de vidro automotivo. De acordo com o Diretor-Geral da Divisão de Vidros Automotivos para América do Sul, João Siqueira, a divisão vem se fortalecendo ao longo dos anos, mesmo diante da instabilidade do mercado automotivo: “Ampliamos nossa capacidade de produção, inauguramos duas unidades de agregação de valor em outras cidades, desenvolvemos importantes projetos nacionais com tecnologia exclusiva AGC e temos cada vez mais alcançado níveis de serviços e qualidade de produto excepcionais. Um trabalho pesado de um time dedicado, que possibilitou vários reconhecimentos e prêmios por parte de nossos clientes”.

Já a Divisão de Química possui operações comerciais no Brasil desde 2015 e vem crescendo de forma intensa nos últimos anos, disponibilizando ao mercado sul-americano produtos químicos importados da AGC Chemicals de outros países. Oferece uma ampla gama de fluorpolímeros de alto desempenho, incluindo fluorelastômeros, resinas de PTFE, PFA e ETFE e compostos de fluorpolímeros. Também produz materiais que atendem aos requisitos exclusivos de aplicações específicas, como tintas, tecidos, fachadas e cosméticos.


Compromisso Socioambiental

A planta de vidro plano mais sustentável da América Latina tem como uma de suas prioridades o cuidado com o meio ambiente e com as pessoas. A AGC Brasil dispõe de tecnologias de ponta e possui certificações ISO 9001 (Sistema de Gestão da Qualidade), ISO 14001 (Sistema de Gestão Ambiental), OHSAS 18001 (Sistema de Gestão de Saúde e Segurança do trabalho) e IATF 16949 (Sistema de Gestão da Qualidade Automotivo).

“O nosso papel social é o de promover o impacto positivo na sociedade. Por isso, buscamos cultivar uma cultura corporativa que valorize o bem-estar, incentivando a diversidade, o respeito ao meio ambiente e às pessoas”, salienta o Diretor-Presidente, Fábio Oliveira.

Quanto aos cuidados com o meio ambiente, a empresa conta com tecnologia de tratamento de emissões atmosféricas inédita no setor vidreiro no país, excedendo as normas da CETESB. A AGC Brasil também tem alto aproveitamento na gestão de resíduos, com apenas 10% dos seus resíduos descartados em aterro industrial. Além disso, investe em um programa de recuperação ambiental com a promoção do plantio de mais de 20 mil árvores nativas, com meta de plantar outras 13 mil.

Na área de Responsabilidade Social, a AGC Brasil apoia projetos direcionados à educação e cultura. A empresa já contribuiu para ações do Masp, do Museu da Imigração Japonesa, da Biblioteca Mário de Andrade e do Instituto Lina Bo Bardi. Além disso, investe em ações regionais, como o Programa de Voluntariado Corporativo, no qual promoveu a reforma de escola pública em Guaratinguetá e do Lar de Idosos São Francisco de Assis. No último ano, a empresa também apoiou diversas iniciativas sociais e da área da saúde das cidades do entorno, para prevenção e combate à Pandemia de Covid-19.

Doação de vidros para cavaletes do Masp
Reforma da Escola João Mendes
Revitalização do Lar de Idosos
Apoio à Prefeitura de Guaratinguetá no combate ao Covid-19

 

Futuro

Compromisso com o Brasil, Otimismo com o Futuro é a mensagem que a AGC adotou no Brasil e que representa os esforços da companhia para continuar cooperando com o desenvolvimento dos segmentos em que atua e das comunidades onde está estabelecida.

Segundo os diretores, a empresa irá expandir os investimentos em tecnologia e sustentabilidade, mantendo-se cada vez mais alinhada com a Indústria 4.0 e com iniciativas de transformação digital: “Seguindo a nossa visão de Look Beyond, o nosso propósito é antecipar as necessidades da sociedade e as tendências do mercado”.

Encerrando, a Diretoria da AGC Brasil reforça o potencial de inovação da empresa e o seu compromisso para o desenvolvimento de soluções que contribuam para o dia a dia das pessoas e de ações que possibilitem a construção de um futuro melhor para as novas gerações: “A AGC é referência global em inovação, somos a fabricante de vidro com o maior número de patentes no mundo e temos trabalhado continuamente em soluções surpreendentes e sustentáveis, muito alinhadas com o porvir. Como simboliza a nossa assinatura de marca, as pessoas podem e devem sonhar, o desafio da AGC é concretizar esses sonhos”.

Contato

Informamos que a AGC Vidros do Brasil não recebe currículos via e-mail, somente através de cadastros realizados na página Trabalhe Conosco . Caso o contato seja sobre outro tema, basta preencher este campo. Agradecemos o contato!


Estrada municipal Doutor Jaime Eduardo Ribeiro Pereira, 500 – Jardim Vista Alegre, Guaratinguetá – SP, 12523-671

+55 12 3127-7100